PASSO 10 – PROGRAMA DOS DOZE PASSOS

DÉCIMO PASSO: “Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente”.

Por Stella Rebecchi

Aqui vale uma lembrança e um esclarecimento: Os três primeiros passos são o alicerce do processo. Mostraram que estou com um problema e preciso de ajuda para resolver esse problema. Do Quarto ao Nono foi construído mecanismos de recuperação. No Quarto e Quinto relatamos o inventário moral e vimos a história de nossa vida. No Sexto e no Sétimo identificamos nossos problemas e começamos a removê-los. Entre muitos, identificamos a raiva, a negação, para algumas pessoas problemas com sexo, e muito medo. Conseguimos finalmente perceber que esse tipo de atuação, tem feito muito mal e tirando completamente a alegria de viver.  E tentamos descobrir, se possível, a natureza exata de nossas negatividades, ou falhas. 

Nosso jeito de ser e sentir vem de muito longe. Todo mundo sabe.  No caso de procuramos entender esse ser, esse Eu, que se comporta às vezes, tão negativamente, acredito, o que descobrirmos e aceitarmos já é meio caminho andado. Aqui estamos colocando tudo na mesa, o que já sabíamos e tentávamos esconder e mais o que vai aparecendo. Nosso projeto de reformulação de vida não deve parar, por mais que doa! Por mais que se tenha preguiça. Buscamos a vontade de seguir adiante no conhecimento de nós mesmos.  

No Oitavo e Nono Passos fazemos listas de pessoas que prejudicamos e começamos a reparar nossos erros. (numa dessas listas, descobri pessoas que trabalharam em minha casa, empregadas domésticas, que sofriam muito com meus comportamentos destrutivos e as consequências destes)     E neste ponto restabelecemos os relacionamentos com as pessoas. Os sábios sempre souberam que alguém só consegue fazer alguma coisa de sua vida depois que o exame de si mesmo venha se tornar um hábito regular. Com paciência, perseverança e aceitação.

Agora que chegamos ao Décimo Passo, parece que fica mais claro por que no Terceiro Passo insistimos tanto numa espiritualidade e num conceito prático de um Poder Superior que funcione no dia a dia.  “Os Passos não são para quem quer ser santo e sim uma oportunidade de explorar as possibilidades de crescimento espiritual.” Quer saber qual meu relacionamento com Deus? Pergunte qual é meu relacionamento com as pessoas em volta de mim”.

Cada inventário é diferente do outro porque no dia a dia aparecem novas situações. Tenho feito, ou melhor, procuro fazer o “inventário relâmpago”, aquele que percebo que pisei na bola. Volto atrás e me reparo com a pessoa. Nem sempre é fácil; tenho que enfiar meu ego no fundo da bolsa, puxar minha humildade e além dela, a coragem! Esses dois sábios resistem à beça sair da bolsa. Preciso me esforçar para trazê-los para fora. Mas tenho conseguido e o sentimento que vem depois, é sublime! Podemos fazer inventário antes de dormir, uma vez por semana, em qualquer tempo e lugar é válido. Se pudermos fazer com alguém, melhor ainda.

De qualquer forma, o Décimo Passo recupera relacionamentos e autoestima. Como escreveu John Burns em seu livro “O caminhos dos Doze Passos”, ele coloca o Passo Zero e o Zero Zero. O Passo Zero é que vale a pena viver neste mundo. E como vale. Quantas maravilhas e oportunidades de crescimento, amadurecimento esta vida nos oferece. Como a vida pode parecer incrível se não ficarmos vendo só seus horrores. Um verdadeiro presente Divino que não podemos desperdiçar. Não existe resposta para quem fala que bebe, (ou se droga, ou…,) porque o mundo é uma droga. Estamos neste mundo e nossa caminhada espiritual é aqui.  E se quisermos nos preparar para a morte ou para o que der e vier depois desta vida, temos que viver bem neste mundo.

 “Seja lá o que vier, vivendo bem agora preparo-me para esse desconhecido”.

Passo Zero Zero diz que pessoas precisam de pessoas (People Need People – Barbara Streisand canta divinamente!). O que nos leva tão bem ao Décimo Passo que mostra que precisamos de pessoas. Sejam grupos, seja em comunidades, seja na família e entre amigos. Vamos nos sentir melhor conosco mesmo em energia, em calma e serenidade, em fazer parte, com bem estar, com reconhecimento e certamente com mais alegria de viver!

Décimo passo por Stella Rebecchi

4 respostas

  1. Stella, gostei muito de sua escrita. Muita coragem! Brava! Gostei de te conhecer melhor, sua luta. Me identifiquei muito. Ajuda! Obrigada e bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *