PASSO 11 – PROGRAMA DOS DOZE PASSOS

DÉCIMO PRIMEIRO PASSO

Por Stella Rebecchi

“Procuramos, por meio da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para realizar essa vontade.”

Não é um passo complicado para quem já consegue ter um “contato consciente com Deus”, mas para a maioria de nós, não é tarefa fácil. Na verdade estamos procurando meios para lidar com as situações deste mundo. Não é nada sobrenatural, ou irreal. Para mim, o silêncio que obtemos com bastante treinamento, nos leva a um estado de conexão com o Divino, seja este Divino o que for. Não é impossível, posso garantir. Nesse espaço aparentemente vazio, estão as respostas para tudo que rogamos, ou precisamos. E nesse contato, descobrimos nossa força interna, nosso poder de maneira simples e clara. Chamo de contato com meu Eu Superior. Conseguimos, como um flash, uma chispa, perceber tudo de outro modo e desfrutamos de um sentimento inigualável. Com treino os flashes vão encompridando.

Não somos educados desde cedo para a meditação como em alguns povos do Oriente. Então o que tentamos é ter mais atenção, ficar mais em silêncio, ter uma respiração consciente e descansar neste estado. O pessoal que pratica  Yoga é que está mais próximo do estado meditativo almejado, assim como aqueles que praticam várias meditações que têm por aí. Qualquer resultado, por menor que seja, muda tudo em nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual.

                                       

Minha meditação, num passado recente, era feita na dança. Ouvindo o ritmo, os instrumentos, deixando  meu corpo ser levado pelos sons. Uma delicia que me deixava fora de mim! Agora, essa meditação se dá em prestar atenção à música que estou ouvindo, desde que seja música de verdade, cozinhar, nadar, respirar.Desde que com atenção plena.Tenho um neto que meditava pescando e nem percebia. Melhor de tudo, pra mim, é a leitura. Livros me proporcionam centrar, ficar presente. Uma forma de oração e meditação muito forte. Muito diferente de ficar no celular trocando mensagens e vendo a vida alheia cheia de gente se dando bem e rindo à toa. Ou nos instigando a comprar, comprar. Um bom livro é aquele que nos interessa, que nos leva a mil lugares, viajamos, aprendemos, podemos parar para pensar, refletir, voltar atrás, sempre na velocidade que quisermos, enfim, ler é tudo de bom!   No Décimo Segundo Passo procuramos nosso contato com o Grande Espírito, nosso Eu Superior da forma que cada um O concebe. Orando fica mais fácil.E nos tornamos fortes.

 Orar não é pedir coisas, suplicar acontecimentos. 

Orar é ir de encontro onde as soluções se encontram, numa entrega que possibilita acontecer o que for melhor para nós.          Uma ajuda para entender o que preciso, o que os outros precisam quando for o caso. Minha crença me leva aos anjos,   aos seres ascencionados, aos Elementais da Natureza, aos animais que me dão força e pés no chão.  Perceber o que não percebia. Descobrir o que é preciso para resolver minhas compulsões, meus  padrões negativos, tudo que me impede de ir além em liberdade total.   Porém, sem treinamento, nada feito! Não é fácil chegar a um estado de paz sem esforço. Nessa compreensão consigo ter mais consciência, calma, serenidade e compreensão. Há que trabalhar, suar a camisa,  ralar, insistir. Aí sim vamos perceber como a vida pode ser simples, leve e alegre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *