SOU RIGOLÔ! Rir faz bem para a vida Por Stella Rebecchi

Rir faz bem para a vida         SOU RIGOLÔ!

Por Stella Rebecchi

A força do (sorriso) riso para tratar os males do corpo e da alma já vem de longa data. A alegria em benefício da vida está escrita na Bíblia. Atualmente, muitos hospitais utilizam o poder do riso como um aliado importante na recuperação e (conservação) manutenção da saúde. Para os orientais as emoções positivas também prolongam a vida. No Japão praticaram a Yoga do Riso para prevenir a gripe suína com resultados muito positivos! Aqui podemos fortalecer nosso sistema imunológico, sem dúvida!

“Sorrir é um exercício muscular e respiratório, uma massagem no corpo, na mente e na alma.”  Stella Rebecchi

Um sorriso movimenta 73 músculos da face, (ótima ginástica de prevenção das rugas!) envia ao cérebro um comando de bem-estar e segurança. Mas abrir a boca num simples sorriso tem sido uma prática pouco frequente na sociedade atual. A Rigoloterapia®  tenta recuperar a vontade de rir, o otimismo, a alegria. A técnica foi desenvolvida na França onde rigolô quer dizer divertido, engraçado, alegre. Porque lá na maravilhosa França, as pessoas têm dificuldade em rir, em ter bom humor! 

A Rigoloterapia® é uma filosofia de vida.  Ser positiva, ter alegria de viver,ter objetivo, foco, é um estado de ser que podemos encontrar com perseverança, com o conhecimento de nós mesmos, no exercício da mudança de pensamento. E muito seriamente, na volta da criança que existe dentro de todos nós, relembrando como é bom rir!

 A técnica pode ser usada no tratamento de problemas físicos, emocionais e até nos relacionamentos. A grande vantagem do método é tratar de uma forma simples, sem ajuda de substâncias artificiais, apenas se divertindo, respirando e rindo. “A idéia é recuperar a criança que existe dentro de cada um de nós relembrando como é bom rir, mesmo sem motivo.” ualquer pessoa, de 0 a 100 anos, pode ser rigolô. Não é necessária nenhuma preparação prévia, somente a vontade de mudar e tornar a vida mais alegre. Contra-indicações existem, mas são poucas. Quem tem hérnia umbilical, ou está recém-operada ou cardiopatias fortes.

Aprendendo a rir

A Rigoloterapia®  é realizada em grupo e começa com atividades que deixam (paciente) os participantes à vontade. A intenção é provocar, forçar o riso em brincadeiras que despertam o lado infantil de cada um. Com o ambiente mais descontraído, aos poucos, as ações se tornam espontâneas. Logo, vem a sensação de conforto, segurança e bem-estar, que colaboram para o bom resultado da técnica. 

Os trabalhos mexem com o corpo e a mente em exercícios de alongamento, dança, ritmo e som, além de meditação, relaxamento e jogos lúdicos. “Usamos o máximo de ferramentas para divertir, emocionar, descobrir e conhecer as pessoas para modificar comportamentos negativos e dar um basta no baixo-astral.” A terapeuta explica que a respiração é um agente transformador  e o riso é uma grande massagem no diafragma, um músculo da respiração. Dessa forma, é possível intervir também nos estados de angústia, nervosismo, ansiedade e, sobretudo fobias

Os efeitos da técnica são percebidos de imediato na aparência, que fica mais tranquila , revigorada e olhos brilhantes, diz Stella. Já o corpo, se beneficia aos poucos com a prática diária do bom humor e do otimismo. O sistema imunológico se fortalece, o organismo ganha mais vitalidade, se livra do estresse e do cansaço com a liberação de endorfinas cerebrais. Males como enxaqueca, prisão de ventre, insônia, pressão arterial, pequenas crises de asma, dores crônicas, ansiedade, depressão, timidez, dificuldade na concentração dos estudos, capacidade de trabalho e problemas sexuais, são apenas algumas indicações de tratamento. 

A rigoloterapia também é uma alternativa para empresas com alto índice de estresse. E também para pacientes internados que possam participar de alguma dinâmica.

“Sorrir é um exercício muscular e respiratório, uma massagem no corpo, na mente e na alma.” 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *