A energia vital do Timo: conheça e fortaleça essa glândula poderosa!

O Timo é uma pequena glândula localizada no chakra cardíaco – um dos nossos centros de energia. Ele fica no meio do tórax, entre os pulmões e à frente do coração, naquele lugar em que colocamos o dedo indicador para dizer “eu”, “meu”, “pra mim”.

Timo tem origem em thymos (grego), mas também é comum encontrá-lo com a grafia em latim, thymus. A ele são atribuídos vários significados relacionados a emoções e sentimentos, até por conta de sua localização.
Em resumo, o Timo é fonte de energia vital. 

Quando nascemos, ele pesa de 12 a 15 gramas. Lá pelos 12 anos, aumenta para 30 a 40 gramas e começa a diminuir depois dos 60 anos, ficando entre seis a 16 gramas, dependendo de nosso estado emocional, segundo a escritora e pesquisadora Sonia Hirsh. 

O Timo pode crescer quando estamos contentes e felizes, encolhe pela metade quando estressamos, e encolhe mais ainda quando adoecemos ou morremos. Ele pode encolher, mas não sumir ou deixar de ter suas funções. Continuará sempre a produzir Timosina, hormônio que enviado para o organismo reforça nos linfócitos a mensagem para que sigam trabalhando, garantindo o correto funcionamento do sistema imunológico.

Durante muitos anos, a medicina só conheceu a glândula Timo através da autópsia, portanto sempre encolhida, atrofiada. Mais tarde descobriu-se que, mesmo menor, na vida adulta, o Timo continua ativo e muito importante para a prevenção de doenças, para a expansão da nossa consciência, dos bons sentimentos e da linguagem.

Se formos invadidos por toxinas, micróbios, bactérias, ele reage produzindo células de defesa. É sensível a imagens, cores, luzes, sons, sabores, gestos, palavras, tons e, claro, pensamentos. Amor e ódio o afetam profundamente e ideias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus e bactérias. Portanto, dar atenção aos sentimentos e valorizar a positividade, a compaixão e a gratidão são atitudes fundamentais para fortalecermos nosso Timo e sermos beneficiados por ele.
Emoções positivas conseguem uma ativação geral dessa glândula, que finalmente começa a ser levada a sério pela medicina convencional.

Exercício simples para o fortalecimento do seu Timo:

Por morar no chackra cardíaco, o Timo também é centro do amor, principalmente do amor que damos para nós mesmos, ajudando a praticar limites no dar e no receber. Compartilho com vocês um exercício simples para nos conectarmos com esse poder:

:: Você pode usar a ponta dos dedos indicador e médio ou um cristal malaquita ou quartzo verde, se tiver em casa.

:: Se puder, dirija-se a um local com luz natural ou faça o exercício sob o sol. É muito bom!

:: Dê pancadinhas ritmadas com os dedos ou com o cristal no osso esterno, sobre o Timo, durante alguns minutos, para acordá-lo. Enquanto faz esse movimento, mentalize ou pronuncie, vagarosamente, o mantra “YAM”, que ajuda a reequilibrar nosso centro físico e espiritual da região do coração.

Lembre-se de que os mantras são palavras capazes de elevar a nossa consciência quando mentalizadas ou entoadas repetidas vezes. Muitos mantras estão no idioma sânscrito, como “YAM”, porque se originam da região da Ásia oriental, berço da filosofia do Yoga.

Experimente praticar com alguma regularidade, empenhe-se para ter mais empatia nas relações, e observe as transformações no seu dia a dia.

Um abraço,
Stella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *