Vamos falar de afabilidade

Para começar a semana com AFABILIDADE…essa virtude tão procurada por ai. Estamos precisando cada vez mais de brandura, docilidade, delicadeza. Uma escolha consciente que está associada à amabilidade, cortesia, cordialidade. Por quê, não? Nos tempos de hoje, o trato social fica muito mais fácil, as pessoas se desarmam, as portas se abrem instantaneamente quando chegamos a algum lugar difícil com um sorriso, um “como vai, como está seu dia hoje”.

“Ou com o oferecimento de uma balinha como fez minha sobrinha, na Prefeitura da Barra, na sexta vez que fomos na tentativa de resolver um problema. Nesse dia eu já não tinha mais nenhuma paciência, amabilidade, muito menos amorosidade. Entrei para bater, com o antônimo da afabilidade, a grosseria. Estava cuspindo marimbondos tal a dificuldade de resolução de problemas. Ela colocou a mão em meu braço e me pediu calma. – Deixe que eu resolvo! Abriu um sorriso quase de orelha a orelha, olhou bem nos olhos da atendente, esta com o cenho franzido e a boca de mandarim, e disse baixinho com suavidade: – Oi, tudo bem com você? Quer uma balinha? Não?! Aceita, é uma delícia! Menina, como seus cabelos são bonitos! Pronto ! A energia mudou !

Aí está um belo exemplo de afabilidade. A moça não teve alternativa se não a de ser cortês, acessível e mostrou disponibilidade. Se não fosse por minha sobrinha, talvez até hoje eu não tivesse resolvido aquele problema. A afabilidade é uma virtude que nos leva a dizer e a fazer algo que contribua para tornar muito mais agradável a vida, principalmente em casa, que ao invés de reclamar, rosnar, agredir, acusar, teremos muito mais resultados e de modo educativo, se usarmos de nossa Inteligência Afável! Uma palavrinha de cortesia, um elogio, pode mudar tudo. Tentar lembrar que “dentro de cada pessoa há sacrifícios e renúncias que ninguém vê”. Para treinar, antes de eu atender ao telefone, sorrio e então, digo alô!

E você, já foi afável hoje?

Por Stella Rebecchi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *