sobre a autora

Stella Rebecchi

Stella Maria nasceu na cidade de São Paulo em 1946 e mora no Rio de Janeiro desde 1975. É casada, teve três filhos, hoje tem um, e cinco netos.

Tem formação em Terapia Corporal Transomática pelo Instituto Brasileiro de Biossíntese, e em Aconselhamento em Dependência Química, inclusive tabaco. Tem formação prática em RIGOLOGIE® pela L’Ecole Internationale du Rire et du Bonheur – La Rigologie® au service du bonheur, Frontignan, França

Recebeu certificado de Rigoloterapeuta® e representante desta escola aqui no Brasil. Técnicas Rigolôs® são usadas em seus trabalhos, cartilhas e palestras, chamando  a atenção por serem lúdicos apesar de temas sérios de interesse coletivo.

É palestrante na área da saúde, principalmente sobre compulsões.

Stella é autora do livro de poesias Terra Roxa (Edições Trote/1985 – esgotado) e de Fundo do Céu – do fundo do poço à conquista da sobriedade (Editora Jaguatirica/2014), seu primeiro romance. Ambos são assinados com seu nome completo: Stella Maria Barros Rebecchi.

Objetivo maior na vida
Stella já fez uso abusivo de álcool na década de 1970, período em que ficou com a saúde bastante fragilizada. Conseguiu parar de beber com o auxílio dos grupos dos Alcoólicos Anônimos (AA) e de seus ensinamentos, além de recorrer à psicoterapia, terapias alternativas e estudos espiritualistas. Esses acontecimentos a obrigaram a ter um objetivo maior do que beber e a estimularam a estudar.

Assista à entrevista de Stella para a série “Compulsão”, veiculada pelo GNT, em que ela conta sobre essa fase difícil e transformadora:

guinada na carreira

Após um tratamento de câncer, Stella Mar foi voluntária na Enfermaria de Cuidados Paliativos (pacientes terminais) do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, onde pôde aprofundar a prática das técnicas de biossíntese, que atua nos níveis do ser humano onde a energia se move ou se bloqueia, com o objetivo de restaurar e estimular esses fluxos vitais. A massagem energética aplicada nos pés dos pacientes os ajudava a se aquietar, dormir e receber melhor os tratamentos.

Em 1992, com a professora da Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna, Teresa Lima Rocha, Stella fundou a Oficina do Corpo e da Alma (OCA), à qual se juntou, mais tarde, Marinela Carneiro Dias, do Sistema Rio Abierto. Elas criaram o “Processo Quíron”, trabalho de fortalecimento para pessoas em recuperação de qualquer tipo de dependência, realizado em fins de semana de imersão na serra fluminense.

Como palestrante, esteve em empresas, salas particulares, hospitais e na Penitenciária Talavera Bruce (Bangu, Rio de Janeiro), transmitindo informações sobre bem-estar e prevenção e abuso do uso de álcool e de drogas.

sobre a OCA

Oficina do Corpo e da Alma ( desde 1992 ) nome e logomarca inspirado nas artes nativas americanas, simbolizando o terra, o ar, o fogo e a água. Uma oficina de movimentos e expressões corporais, terapias alternativas, literatura, unidas ao estudo da espiritualidade em seus diversos níveis. Desde sua fundação, pessoas incríveis foram  enriquecendo as oficinas e contribuindo para o bem estar, aprendizado e desenvolvimento humano.

Hoje o  objetivo  da OCA – Oficina do Corpo e da Alma,  com toda a bagagem, de pessoas e conhecimento, é de ser útil a pessoas interessadas   no conhecimento mais profundo de sí , consequentemente do outro.  A  OCA transmite através dos conhecimento, estudo, cursos, sugestões, partilhas, qualquer assunto que possa ser um veículo de ajuda e  transformação para pessoas comuns. Dá ênfase aos desafios das compulsões. Para jovens, adultos de qualquer sexo ou idade, àquelas que não querem aparecer, àquelas que não têm tempo, àquelas que querem aparecer, sempre de forma simples e compreensível, com o compromisso da alegria, leveza e responsabilidade.

Nosso lema é: Ser útil com amor no coração!