O olhar por Stella Rebecchi

Minha bisavó sabia? Não deve ter contado para minha avó porque não sabia. Minha avó não contou para minha mãe, que se não sabia, como iria contar pra mim? Eu não sabia e meu instinto falhou. Eu aprendi, mesmo tardiamente, que um detalhe, que de pequeno não tem nada, faz toda a diferença na vida de um bebê recém-nascido e durante toda sua vida.

O olhar. Olhar com olhos de ver para o serzinho que veio para esta vida, depois de meses no escuro, se sentindo seguro,mergulhado em águas só de emoções, é de importância vital. Olhar para seu nenê com olhos atentos, inteiramente presente, com olhar de ternura, amor e gratidão enquanto ele mama, vai fazer toda a diferença em sua vida. O momento mãe e filho. Uma só energia, o milagre realizado! Tão pequenino dependente daquele ato singelo que sem ele não haveria vida completa. E sem interferência de gente à volta falando, rindo, barulhando, bocas de nhenhenhém e biquinhos de “ai que gracinha”! Nenhum outro interesse ou distração deveria ser permitido. Silêncio! Meu filho está se alimentando! Só nessa hora, por favor, por favor!  A importância de olhar para o filho no momento que ele mama, mesmo que esteja de olhos fechados e dormindo, vai fazer com que se sinta protegido, seguro, importante e amado. Dessa forma, a mãe, e o pai, estarão contribuindo, sem nenhuma dúvida, para  este nenê ser uma criatura  sossegada, apaziguada, saudável e feliz.

Este texto foi escrito para Theo, meu sobrinho-bisneto, que ainda não nasceu, filho de Guilherme e Luiza, minha afilhada. Uma obrigação, já que eu não tinha consciência da importância desse ato por ocasião dos nascimentos de meus três nenês!

Araras- RJ março 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *