Qual a diferença entre beber socialmente e beber compulsivamente?

Não é uma pergunta fácil de responder. Quem se dispõe a pensar sobre o que isso significa?

A maioria das pessoas acha que bebe sem problemas e até uns, mais lúcidos, se perguntam se estão bebendo socialmente ou bebendo demais. Talvez, bem escondidos, sem deixar ninguém descobrir, admitem para si mesmos que estão preocupados com isso. Já é um começo.

É importante prestar atenção aos seus hábitos relacionados com a bebida; se, ao beber, costuma criar problemas para si e para as pessoas ao redor. Procurar se informar se a forma como você bebe pode evoluir e se transformar num transtorno, em alcoolismo.

As pessoas que bebem socialmente não têm o fator bebida como a coisa mais importante do evento, da festa etc. Elas não sentem uma necessidade de beber. Bebem porque a maioria bebe, porque a bebida é gostosa, dá relaxamento no início, na primeira dose, traz alegria, dá coragem em momentos complicados e por aí vai. A maioria que bebe assim raramente ultrapassa os limites e fica muito bêbada. Sabe a hora de parar e usa do seu controle para perceber que é hora de mudar para água, para um refrigerante ou para nada!

As diferenças começam quando as pessoas aumentam as doses para obter o mesmo efeito. É o aumento da tolerância.

👉🏾 Ficam irritadas e até insuportáveis quando não podem beber (o bebedor social não sente isso);

👉🏾 Quando bebem, perdem o controle e não conseguem ficar nas doses iniciais (o bebedor social não perde o controle, aliás, pode até perder, mas é mais raro);

👉🏾 Deixam de ir a algum evento – teatro por exemplo – porque não é servido bebida. (o bebedor social não se incomoda com este fato);

👉🏾Ouvem de amigos e familiares sobre sua mudança de comportamento, que não são mais as mesmas pessoas, que estão egoístas, andam esquecendo compromissos, nomes, coisas desse tipo (no bebedor social, a mudança de comportamento acontece por vários outros motivos).

Esses são apenas sinais que diferenciam o bebedor social do bebedor com possível problema com álcool.

#compulsão#dependenciaquimica#vidasocial#alcoolismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *