9 de dezembro

Quem sofre ou sofreu com algum tipo de dependência química sabe que o correto é dizermos que estamos “em recuperação”, pois se trata de uma doença que é uma compulsão. Nunca estamos curados desse tipo de transtorno.

A expressão alcoólico “recuperado” dá a ideia de que posso beber a qualquer momento, achando que tenho controle sobre a situação. Não temos. Nossos “gatilhos” podem (e muitas vezes nos levam) a nos desconectar da promessa que nos fizemos de viver sem nos entorpecer – seja com álcool ou com hábitos que, em excesso, destroem nosso bem viver (compras, sexo, comida, celular…).

Por isso estamos sempre “em recuperação”. É no gerúndio que existimos e é nele que, especialmente, dependentes químicos vivem.

De qualquer forma, ter um dia no calendário para nos lembrar de que somos capazes de dar a volta por cima – só por hoje – é mais uma ajuda. Toda motivação é bem-vinda!

Desejo que todos os alcoólicos em recuperação continuem se fortalecendo na fé no Poder Superior, no amor próprio e na escolha consciente de se manter afastado de tudo e de todos que possam nos levar, de volta, ao fundo do poço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *