A Comunicação no Quinto Passo

No Quinto Passo falamos de comunicação, de poder se abrir à alguém e nos livrar da mochila de pedras nas costas.

Falamos de confiança, de coragem. Amadurecimento.

Por Stella Rebecchi

Vou começar pelo Quinto Chackra,o Laríngeo,(Vishudda) localizado no centro do pescoço. É onde acontece a passagem de energia entre as partes inferiores do corpo e a cabeça. Relaciona-se com a comunicação, com a criatividade. É a ponte entre o mundo físico e o mundo espiritual. Lembrando que a comunicação/expressão é umas das coisas mais importantes para nosso entendimento e a nossa sobrevivência pacifica. O assunto comunicação é vasto e objeto de estudo em importantes centros ao redor do mundo.  O Quinto chackra é o purificador do sangue, e responsável por transmitir e expressar idéias e emoções. Sua cor é azul e eu o vejo como uma Água Marinha.

Comunicação no Quinto Passo por Stella Rebecchi

Quando esse Chackra desequilibra, uma das coisas que acontece é a dificuldade de expressão. Somos mal compreendidos, geralmente inadequados, travados, dá “branco” no meio da conversa. Contém exagero, rompimento involuntário no fluxo da fala, (gagueira) tendência à fofoca, incapacidade de escutar os outros, formas agressivas de comunicação, violência verbal, inverdades. Podem, inclusive, ocorrer vários problemas na saúde física. Com isso somado a todas as nossas dificuldades mundanas, o diálogo, as conversas públicas e privadas devem conter os seguintes elementos: Respiração, presença, atenção, e como resultado, as consequências.

Eu quero? Eu posso? Eu devo? Ah! Se pudéssemos parar e dar um tempo para pensar nessas perguntas!

A conversa com a família, com os amigos, com o parceiro ou parceira, com os colegas de emprego, ( tenho reparado que colegas de trabalho de anos nem sabem se o outro tem pai, cachorro,etc) com o amor de um dia, com os empregados e os empregadores, com os médicos, com os profissionais da saúde, com o moto-taxi, com o cabeleireiro, com o peão, com o pastor, com o padre, com o psi, com a varredora da rua, ou seja, com todos que passarem por nossas vidas,existe?

Podemos, se quisermos, ter ouvido para escutá-los com atenção e falar, sendo ao mesmo tempo criativos, atentos e carinhosos. Só teremos uma comunicação verdadeira se aproximarmo-nos de nós mesmos, se conhecermos mais a fundo este eu aqui presente que, muitas vezes, abre a boca só para se safar de alguma situação embaraçosa, tipo, um silêncio do “nasceu um padre”! E toca a falar monte de besteiras sem pensar e suas consequências nem sempre são positivas. Imaginem, podemos estragar tudo se numa entrevista de emprego, num encontro amoroso, numa reunião, numa palestra, ou o que for, formos deixados tomar pela ansiedade, pela insegurança, pelo não preparo, e pelo medo, pronto! A receita perfeita para dar tudo errado. Fora os importantes diálogos da vida, aquele em deixamos nos conhecer e tentamos entender o outro. Onde a partir da verdade de cada um, sem máscara, encontramos compaixão! Esse é um dos ganhos principais, onde não há julgamento, só compreensão.

O Quinto Passo é aquele em que colocamos pra fora, sendo nós mesmos, o que vem nos aprisionando. É a comunicação assertiva, a que vem do coração, e do silêncio. É que nos propiciará sermos verdadeiros, sermos corajosos, nos assustar conosco na descoberta do que somos capazes e nos aplaudirmos por isso! E a consequência disso tudo, sem dúvida, o encontro de uma sensação de prazer, de paz, uma verdadeira alegria de viver!

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *