Os 12 passos – PASSO 1

Os Doze Passos são um grupo de princípios espirituais que, se praticados como um modo de vida, podem controlar e afastar a obsessão pela bebida (ou por qualquer outra compulsão) e permitir que a pessoa tenha uma vida equilibrada, plena, livre.

A cada mês de 2024, vou oferecer no blog stellaoca.com.br o que recebi de graça: o ensinamento sobre um dos caminhos que pode nos levar ao único caminho que funciona, o autoconhecimento.

Janeiro é o mês do Primeiro Passo:

“Admitimos que éramos impotentes perante o álcool (chocolate, cocaína, compras, Iphones, tablets, sexo, comida, exercícios físicos, cigarro, jogo, dívidas, etc), que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas”.

Sem que reconheçamos nosso problema de dependência, de qualquer compulsão – e admitamos nossa impotência diante dele – nenhuma recuperação vai acontecer. Negamos, negamos, negamos. Quem quer admitir estar sendo derrotado? Quem tem essa humildade?

Parece que precisamos apanhar muito, sofrer, perder, teimar, afundar na dor, no desespero, achar que “amanhã consigo, só hoje vou beber um copo, cheirar uma carreira, apostar uma rodada, comer, comprar, transar, teclar, fumar”… para conseguirmos nos render.

É preciso se render. Quando a pessoa se rende, aceita a realidade, acontece algo no nível inconsciente e a tensão desaparece. Assumir a realidade com todas as suas implicações é muito diferente de se submeter, quando a realidade é aceita num nível consciente, a aceitação não é real e gera tensão.

O ato de rendição é uma ocorrência inconsciente, acontece. É o momento da “entrega”, quando chego ao ponto em que afirmo para mim mesma que “não dou mais conta, já deu, já fiz de tudo e não consegui, não tenho mais jeito, tenho vontade de morrer, esgotou a esperança, só resta me entregar nas mãos do Universo, nas mãos de um Poder Superior, nas mãos de Deus! Eu me rendo, verdadeiramente me entrego. E vou dormir.”

Um grande peso sai dos ombros e surge uma capacidade persistente de aceitar a realidade no sentido ativo, com suas responsabilidades, percebendo a força para fazer algo pleno de ser vivido. Uma nova vida parece estar nascendo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *